segunda-feira, 25 de abril de 2016

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda no RS

A campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul inicia nesta segunda-feira (25), cinco dias antes do calendário nacional. A antecipação é uma estratégia definida pela Secretaria Estadual da Saúde, com o aval de entidades médicas, para imunizar pessoas dos grupos de risco antes da chegada do frio, pois a vacina oferece maior proteção depois de três ou quatro semanas após a aplicação. Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná também anteciparam a campanha.

O Rio Grande do Sul já recebeu aproximadamente 50% das doses para iniciar a campanha de vacinação. Por uma questão de logística, alguns municípios das regiões mais distantes já receberam 100% das doses para imunizar os grupos de risco. Antes do dia 30 de abril, Sábado de Mobilização Nacional, o Rio Grande do Sul ainda receberá uma terceira remessa do Ministério da Saúde.

No Estado, são mais de 3,5 milhões de gaúchos que fazem parte dos grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos, com recomendação médica (por problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros). Durante o período da campanha, que vai até 20 de maio, a vacinação estará disponível nos mais de 1,8 mil unidades básicas de saúde do RS. Em Porto Alegre, são 108 unidades de saúde que estão aptas a realizar a vacinação em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário