segunda-feira, 25 de abril de 2016

Palmeira das Missões - Dois primeiros casos de mormo são registrados

Além do foco inicial de Rolante (com 01 equino positivo em WB) outros 31 focos de mormo foram identificados no Estado do Rio Grande do Sul, num total de 51 equinos com diagnóstico positivo no teste de maleína, reconhecido como diagnóstico conclusivo e definitivo para esta enfermidade pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) e na IN 24/2004 que aprova as normas para controle e erradicação do mormo.

Palmeira das Missões registrou os dois primeiros casos positivos da doença. Seguindo as normas de protocolo, os dois animais foram sacrificados no final do mês de março. Uma equipe da 10ª Coordenadoria Regional de Agricultura faz o acompanhamento sanitário das propriedades. Também foram coletadas amostras dos equinos remanescentes. O resultado dos exames deve ser expedido no prazo de 40 dias.

O veterinário da Inspetoria, Caio César Cardoso, conta que esses são até o momento os primeiros e únicos focos da doença no município. Ele também faz um alerta para os criadores de equinos que ainda não efetuaram o cadastro. Somente é permitido o trânsito de equídeos quando acompanhados de Guia de Trânsito (GTA) e do resultado negativo dos exames de AIE e mormo.

Fonte: Tribuna da Produção
Foto meramente ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário