terça-feira, 26 de abril de 2016

Tornado atingiu São Miguel das Missões no último domingo

Tornado atingiu São Miguel das Missões no último domingo

A análise de dados, vídeos e fotos dos danos registrados em São Miguel das Missões evidenciam a passagem de um tornado pelo município do Noroeste do Rio Grande do Sul no inicio da noite de domingo.  Assim como a trajetória deste tipo de fenômeno é errática, assim também é sua intensidade e sua ocorrência. Um funil pode descer e tocar o solo e desaparecer segundos depois para ressurgir logo após. Isso explica a variabilidade na intensidade dos danos ao longo da trajetória percorrida por um tornado. No caso de São Miguel das Missões, os danos que foram observados variam na escala Fujita de tornados entre F0 (vento estimado até 117 km/h) e F2 (180 a 250 km/h).

Ao longo da trajetória foram observados danos menores como pequenos destelhamentos e até graves como colapso total de residência de alvenaria e o deslocamento de veículo do chão. No parque das ruínas de São Miguel, onde houve danos no museu arqueológico e o tombamento de muitas árvores, a intensidade estimada do tornado foi F1 (vento 118 a 180 km/h). Apesar do registro de danos localizados por vento, vídeos que tivemos acesso não mostram tornado afetando a área urbana do município e sim vento forte associado ao temporal, o que explica a maior gravidade de estragos no interior (zona rural).

Chamou a atenção em vários vídeos e fotos feitos por moradores da região a presença de um mesociclone (foto), que se define como um vórtice de ar, de aproximadamente 2 a 10 km de diâmetro em uma tempestade. Tornados costumam estar associados a este tipo de fenômeno. As condições atmosféricas, ademais, eram favoráveis ao fenômeno. Dados de análise por modelagem numérica mostraram a presença de uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento forte a cerca de 1500 metros, que se origina na Bolívia com ar seco e quente e que descia até o Noroeste do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo uma frente fria avança pelo Estado. O contraste entre os padrões de vento gerou o que se denomina de cisalhamento (cortante de vento) e a formação de tornado.


Fonte: MetSul Meteorologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário