Se aproxima o período para o plantio do trigo, principal cultura de inverno na nossa região. O escritório da Emater em Passo Fundo, projeta para essa sagra uma redução na área cultivada que pode chegar até 20%, em relação ao ano passado, que foi de aproximadamente 77 mil hectares nos 40 municípios da região.
Essa estimativa inicial é baseada em contratos com agricultores, revendas de insumos e com os agentes financeiros. Esse pouco interesse é motivada pelos resultados ruins das safras 2014 e 2015, falta de liquidez, preços baixos e elevação do custo de produção. Aos produtores que vão encarar o desafio cada vez maior de plantar trigo, os especialistas orientam que ter uma semente de qualidade é fundamental para minimizar prejuízos e ampliar a lucratividade.
Durante o programa Cotações e Mercado, com Jair Ineri, aqui na Uirapuru, o engenheiro agrônomo Lamar Sacks frisou que o tratamento da semente de trigo tem a mesma importância do que é feito com a soja. Explica que uma semente tratada, tem potencial de produzir mais, está protegida contra doenças e pragas.
A semente é o principal insumo da lavoura, seguido pelo fertilizante. A qualidade do que é posto na lavoura impacta diretamente no resultado da safra. Com relação aos demais grãos, na soja, o mercado encontra-se em intensa movimentação. Os agricultores aguardam melhores preços para vender a oleaginosa. No milho, o foco é a comercialização, aproveitando os preços, fortalecidos pelo quadro ajustado entre oferta e demanda do mercado doméstico, devido as fortes exportações.
quarta-feira, 11 de maio de 2016
Trigo: área plantada deve reduzir até 20% na região
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário