terça-feira, 5 de abril de 2016

Passo Fundo ainda não registra casos de Gripe A neste ano

O Rio Grande do Sul ainda não entrou no inverno e já registra dois casos de morte devido a Gripe A. Uma das vítimas é um menino de 7 anos, e a outra um homem, de 35.Por conta disso o governo do Estado antecipou a Campanha de Vacinação para o dia 25 de abril.

O Dr. Gilberto da Luz Barbosa, médico responsável pelo serviço de controle de infecção hospitalar do Hospital São Vicente de Paulo, explicou que desde o início do ano o Hospital HSVP já solicitou exames em 20 pacientes suspeitos. Destes, 10 resultados já estão prontos e deram negativo, lembrando que todo caso suspeito é tratado, por protocolo, como uma situação real.

O médico falou ainda que surtos em grandes centros preocupam, como o que acontece em São Paulo e Porto Alegre, pois Passo Fundo é conectada e a doença pode chegar mais rápido.

Para ele o mais seguro é que a população faça a vacinação assim que possível, pois desta forma estará protegida contra a doença, que demonstra estar mais ativa neste ano. O médico lembrou ainda que muitos casos chegam até o Hospital São Vicente de cidades distantes, por Passo Fundo ser um centro de saúde, mas até o momento tudo segue dentro da normalidade para a época do ano.

Rio Grande do Sul tem sete casos confirmados

Ao todo, já são sete casos confirmados da doença no estado, localizados na capital, Viamão e Canoas. O fato reforça as medidas que a Secretaria da Saúde (SES) já vinha planejando para o enfrentamento à gripe. Uma delas é a antecipação do início da campanha de vacinação para o dia 25 de abril.

Segundo o secretário estadual de saúde, João Gabardo, a expectativa de que cerca de 50% das doses previstas sejam entregues pelo governo federal até o dia 15 deste mês. Dessa forma será possível antecipar a campanha.

No Rio Grande do Sul, são mais de 3,5 milhões de pessoas dentro dos grupos prioritários para os quais a vacina é destinada.
Rio Grande do Sul tem sete casos confirmados

Nenhum comentário:

Postar um comentário