O Hospital de Clínicas de Porto Alegre vai iniciar uma nova fase de testes em aparelhos que detectam se motoristas fizeram uso de drogas antes de dirigir. Cinco dispositivos, conhecidos como drogômetros, serão testados em fiscalizações de trânsito no Rio Grande do Sul para, depois, ser escolhido aquele que se adapta melhor à realidade brasileira.
Os aparelhos podem identificar o uso de até oito tipo de substâncias como cocaína, maconha, metanfetaminas e tranquilizantes, em apenas sete minutos. Depois, o resultado é confirmado em laboratório. Equipes de pesquisadores vão acompanhar as fiscalizações de trânsito e, no futuro, os aparelhos chegarão às Policiais Rodoviárias do Estado.
Representando a 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Passo Fundo, Lucio Finckler, explicou que o código de trânsito já prevê punições para o motorista que dirige sob influencia de entorpecentes.
Hoje os policiais que flagrarem um motorista nestas condições podem levá-lo até a Polícia Civil que irá solicitar um exame médico como atestado para sua punição. Com o uso de um aparelho, este tipo de operação será mais fácil e trará mais segurança, afirma Lúcio.
O drogômetro precisa ainda passar por testes de campo e ser certificado pelo INMETRO, somente depois disso ele começará a ser distribuído pelo Estado.
Fonte: Rádio Uirapuru
Nenhum comentário:
Postar um comentário