Campeão em gaita piano e vice-campeão em ponto no Rodeio de Vacaria, Vinicius Bianchini embarca em setembro para a Itália, onde participa de um festival em Castelfidardo
Vinicius é natural de Vacaria, e reside em Lagoa Vermelha. Está no quinto nível do curso de bacharel em Piano e é acordeonista desde os 13 anos de idade. Já participou de muitos festivais regionais, nacionais e internacionais, acumulando vários títulos no estado e no Brasil, dentre eles FENART, FEGGART e ENART, tanto na gaita piano como na gaita de botão.
Sua última conquista, o festival de Vacaria, acontece a cada dois anos e é conhecido mundialmente. Devido ao grande número de participantes, o festival é organizado em duas etapas: eliminatória e final. “Na eliminatória da gaita piano apresentei um chote do Luís Carlos Borges intitulado Fogo Simbólico, onde me classifiquei em primeiro lugar para a final quando executei do meu ídolo Albino Manique uma milonga com no nome de Mala Suerte, no qual me consagrei campeão”, conta o acadêmico.
No festival, Vinicius também participou da competição de gaita ponto, que, igualmente, teve duas etapas. “Na eliminatória apresentei uma música de minha autoria, Rumo ao ENART, e na final apresentei uma música de Volmir Dutra, Contrabando. Nessa categoria fui vice-campeão”, comemora ele.
Participação internacional
Nesta edição, o concurso premiou o campeão da gaita piano com uma viagem para Itália para participar do Festival Internacional de Fisarmônica (FIF) que acontece em Castelfidardo, cidade italiana considerada como a capital do acordeom. O renomado concurso reunirá cerca de 150 acordionistas do mundo todo, classificados em concursos como o de Vacaria. “O festival em Vacaria representa na minha carreira uma abertura imensa para agregar mais conhecimento fora do país, representar nossa cultura gaúcha e brasileira na Itália. Estou muito feliz em ter sido campeão e poder mostrar meu trabalho em Castelfidardo, esse festival reunirá campeões do acordeom do mundo inteiro e minha participação representando nossa cultura sendo vista eles também”, comenta Vinicius, que embarca para a Itália em setembro, quando acontece o festival internacional.
Para a apresentação no FIF, o acordeonista ainda não definiu o que apresentará, mas adianta que tem buscado sugestões com amigos que também são músicos para a escolha das três canções. “Estamos muito ansiosos para participar e assistir aos grandes talentos que tenho certeza que lá estarão se apresentando. É uma grande oportunidade de fazer amizades, agregar conhecimento e conhecer a bela Itália”, avalia o acadêmico de Música da UPF, que enfatiza que tem treinado todos os dias para vencer o festival. “Sei que lá estarão reunidos os melhores no acordeom e já me considero vencedor por chegar até esse festival, espero que muitas oportunidades venham após esta. Fico feliz por representar a UPF, minha cidade, o Rio Grande e o Brasil na Itália”, declara Vinicius.
Fonte: Rádio Uirapuru
Nenhum comentário:
Postar um comentário