sexta-feira, 8 de abril de 2016

Surto de gripe no Presídio Regional deixa autoridades de saúde em alerta

Pelo menos 40 detentos do regime fechado do Presídio Regional de Passo Fundo, localizado no bairro São Luiz Gonzaga, precisaram ser medicados devido a sintomas de gripe. A informação foi confirmada pelo diretor do presídio, Renato Garlet. Segundo ele, os detentos tiveram um quadro de febre alta, dor de cabeça, dificuldades respiratória e vômito.

Oito detentos foram levados ainda na noite de quarta-feira (6) para atendimento médico no Hospital Municipal Dr. César Santos. Até o meio da tarde desta quinta-feira (7), outros 20 detentos foram encaminhados para atendimento, totalizando 28 pacientes, mas a previsão é de que o número chegue a 40. Renato Garlet disse que foi obrigado a cancelar audiências, onde detentos deveriam ser ouvidos no Fórum, para que os agentes penitenciários pudessem conduzir os enfermos ao hospital.

O secretário de Saúde, médico Luiz Artur da Rosa Filho disse que é cedo para fazer qualquer relação com a gripe A - Influenza H1N1. Entretanto, afirma que por via das dúvidas, os detentos estão recebendo tratamento com o antiviral Oseltamivir – nome comercial Tamiflu – destinado a pacientes com sintomas de gripe. Além disso, o secretário disse que foi colhido material dos detentos – sangue – para ser enviado ao Laboratório Central do Estado-Lacen para exames, buscando apurar o tipo de gripe de atingiu os detentos.

Luiz Artur da Rosa Filho revela que amanhã uma equipe da Secretaria de Saúde vai ao Presídio Regional para monitorar a situação dos detentos com sintomas de gripe. O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Douglas Kurtz disse que o órgão está monitorando a situação no presídio e vai enviar o material colhido para exames no Lacen.

Um detento do regime semiaberto foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira no alojamento do Instituto Penal de Passo Fundo - albergue. Segundo informações, o homem, que não teve a idade divulgada, se queixou à noite que não estava bem e foi dormir. Pela manhã foi encontrado morto, mas não se sabe as causas da morte.

O corpo foi encaminhado para necropsia no Departamento Médico Legal-DML para apurar as causas da morte. A princípio, não estaria relacionada ao surto de gripe, mas o laudo deve sair nos próximos dias. O Presídio Regional de Passo Fundo abriga hoje 687 detentos no regime fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário