O dia 7 de abril é lembrado mundialmente como Dia da Saúde, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este ano o tema abordado nada data é a Diabetes, doença causada pelo aumento na quantidade de açúcar (glicose) no sangue, trazendo muitas comorbidades. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, desenvolve pesquisas nesta área, bem como promove ações, como a Corrida para Vencer o Diabetes e Acampamento da Criança com Diabetes para auxiliar na prevenção e controle da doença.
Atualmente no mundo, estima-se que existam 382 milhões de diabéticos. Na população mundial, 5% entre 20 e 79 anos sofre da doença. Em 2035 presume-se que 592 milhões de pacientes sejam diagnosticados com a doença em todo o mundo, um aumento de mais de 55%. A atual explosão de casos de diabetes obedece a todos os critérios epidemiológicos necessários para a caracterização de uma epidemia, e é por isso, que o foco é alertar e prevenir.
O endocrinologista integrante do Corpo Clínico do HSVP, Dr. Hugo Lisboa, ressalta que existem 14 milhões de brasileiros com a doença e que talvez a metade não saiba. “Quando se fala muito em Diabetes desperta o interesse e as pessoas começam a procurar e perguntar. Nós estamos diante de uma doença que está crescendo muito e precisamos preveni-la”, comenta o especialista, explicando ainda que a Diabetes pode afetar homens, mulheres, crianças ou adultos de qualquer idade. “A sua causa é a diminuição total ou parcial da quantidade ou da ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas que, em sua falta, provoca o aumento nos níveis de açúcar no sangue”, informa.
A Diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição.“Nós esperamos que iniciativas como esta ajudem a prevenir o aumento do número de casos. Sabemos que a obesidade e a falta de atividade contribuem para aumentar os índices, por isso, atividade física, alimentação saudável são fundamentais não só para a prevenção mas também para o controle da doença”, avalia Lisboa.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são a obesidade, ingestão de açúcar e gordura em excesso, sedentarismo, história familiar e herança genética, idade, stress e alcoolismo. A prevenção da Diabetes, para quem tem um ou vários destes fatores de risco mas não tem ainda o diagnóstico da doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico.
quinta-feira, 7 de abril de 2016
Dia Mundial da Saúde alerta para prevenção do Diabetes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário