sexta-feira, 13 de maio de 2016

Para advogado da Coleurb, fraudes com passagens só deixarão de existir com a bilhetagem eletrônica

No início da manhã de ontem, a Polícia Civil deflagrou uma grande operação de combate a fraude na empresa Coleurb em Passo Fundo. Comandada pelo delegado Diogo Ferreira, a Operação Bilhetagem denuncia desvio de valores por parte dos cobradores, fraude nos vales-transportes.O valor supera R$ 2 milhões.

A Operação Bilhetagem já tem mais de um ano de investigação, onde segundo informações preliminares, alguns dos cobradores compravam vales-transportes com vendedores irregulares, com baixos valores, colocavam no caixa e tiravam o dinheiro da diferença.

O advogado da empresa Coleurb, José Mello de Freitas, explicou que há 1 ano é monitorada essa situação de forma interna. A empresa detectou problemas nas prestações de contas, com alto volume de passagens e valores abaixo do correspondente.

Em conjunto com a Polícia Civil a investigação começou e culminou em uma grande operação desvendando a fraude, que consistia  em comprar passagens no mercado informal, vender ao preço normal aos passageiros e ficar com o dinheiro.

O advogado José de Mello Freitas afirmou que boa parte do  mercado hoje recebe as passagens informais, fomentando a prática. Lembrou que o vale-transporte é um direito adquirido dos trabalhadores, mas que muitos acabam usando este recurso para aumentar sua renda, de forma irregular. Para ele a situação só vai mudar quando Passo Fundo instalar a bilhetagem eletrônica.

Destacou que os empresários e a prefeitura querem isso, mas uma decisão judicial, de uma ação movida por uma associação de moradores e o Sindicato dos Trabalhadores dos Coletivos Urbanos impede a sua implantação desde 2011. O processo é público e pode ser consultado por qualquer pessoa na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário