sexta-feira, 25 de março de 2016

PAIXÃO DE CRISTO - MENSAGEM DE PÁSCOA



Hoje amanheci pensando na paixão e morte do nosso senhor Jesus Cristo. Hoje quinta-feira da paixão. Jesus era um homem de ideais revolucionários para sua época, idéias perigosas para si e para os seus, pois eram idéias libertárias, que transcendiam o seu humano pessoal, particular, Jesus não vivia para o ego, mas para o Cristo. Para a voz que bradava em sua alma no deserto da humanidade, e lhes oferecia água viva, curava os cegos, dava voz ao mudo, fazia o coxo andar, realizava prosélitos e por isso todos o procuravam, por onde ele passava aonde ele chegava às pessoas o procuravam para acalentar suas dores, curar suas feridas, apaziguar as suas almas.
Muitos o seguiam, homens, mulheres e crianças, ele era Jesus de Nazaré, e onde quer que ele fosse levava consigo a boa nova, a voz da esperança aos injustiçados e famintos. Fora o lupanar dos que jaziam nas trevas da desesperança. O homem de Nazaré chamou a atenção de todos, dos pobres, dos doutos, dos ricos e imperadores, sua voz ecoava na aridez dos corações humanos como água límpida jorrando num oásis no deserto da alma humana. Foi o marco que dividiu a humanidade antes e depois do cristo, elevando a suas idéias a condição de religião, que se eternizou no tempo, tornando-se a maior religião do ocidente.
Contudo, o homem de Nazaré entra em Jerusalém carregado num burrico, pesaroso dos rumores que afetavam a sua alma, seu apostolo Felipe previa nos rumores que ele seria escarnecido pela turba e que poria sua vida em perigo de morte e convida o mestre a fugir daquela situação que ele intuíra, mas Jesus assume para si o sacrifício e entra em Jerusalém para seu destino. Sua alma estava triste e pesarosa, ele sentia em seu espírito o pesar da conspiração e da traição daqueles que o virava as costas e o entregava a morte. Ele o Cristo, sentia o pesar e a dor de carregar o peso da cruz de toda humanidade em seus ombros, e à noite vai ao jardim das oliveiras orarem a Deus e pedi para que Deus afaste de si aquele cálice. Aquela era a noite de trevas, e a dor de toda a humanidade caem sobre seu espírito como um véu negro que a tudo obscurece. Ele sabia que seria entregue aos soldados romanos, que havia sido traído e que seria sacrificado como cordeiro de Deus, mas toma para si a sua cruz e vai até o final de sua missão para ser coroado por uma coroa de espinhos, julgado e escarnecido nas ruas que ensinara a boa nova, a justiça, a esperança, o amor, o perdão a cura e a libertação. Carregando a cruz da maldade humana em seus ombros. Onde estavam aqueles que o seguiam, aqueles que ele curara, os que libertara da escravidão da dor, do desespero? – Um grito de uma mulher bradava a multidão: oh vós hominis qui transistis pervian!!! –era Verônica que pedia aos que passavam que ajudassem que o socorressem, mas a turba gritava crucificai-o.
Passaram dois mil anos e Jesus não passou, mas ainda somos a turba perturbada a gritar pelas ruas crucificai-o. Ainda vivemos nas trevas da injustiça, da negligencia, do descaso, da miséria, da dor, do preconceito, da ignorância e da ingratidão e todos os dias tiramos todas as chances do Cristo renascer em nós, apagamos a luz do mundo e caímos na mentira e no auto-engano que faz com que pareçamos bonzinhos, mas ainda há dentro de nós a barbárie que não nos deixa ser plenos de coragem de assumirmos o nosso ser Cristico e banirmos as trevas do mundo. Hoje é o dia mais importante da cristandade, mas nem nos lembramos mais disto, estamos estupefatos correndo para terminarmos nosso expediente e irmos curtir o feriado, alimentando o ciclo vicioso onde sempre adormecemos embriagados em nossa lascívia, egoísmo e ignorância.
Este texto é para que você faça uma reflexão de seus valores cristãos, e os possa alinhar verdadeiramente a vida e o propósito do cristo com a sua existência – EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE – esta é a bandeira do cristo que tremula ao vento de todo aquele que ainda tem a esperança de um mundo melhor, pleno e justo, onde todos tenham vida plena na luz do cristo. Tire a sua luz debaixo da mesa e a coloque-a em cima para que ilumine a todos. Faça um exame de consciência e pergunte-se: quantas vezes seu egoísmo, apagou a luz do cristo em você em suas oportunidades, quantas vezes você foi curado, libertado e o deu as costas? - e sacrifique em você toda semente ruim que possa apagar o Sendero do Cristo em você ou em qualquer outro irmão que ascenda a sua luz sobre a mesa da vida. Feliz páscoa a todos, que todos renasçam na esperança e no amor do cristo para uma vida de plenitude, bom feriado e feliz páscoa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário