segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Testes de triagem neonatal são fundamentais para prevenir problemas de saúde em crianças



Quando nascem as crianças necessitam passar por uma série de testes de triagem neonatal para confirmar se tem algum problema de saúde, não percebidos por pais ou pelo exame clínico do pediatra. Através dos testes, alterações congênitas do recém-nascido podem ser detectadas.



Dentre os exames estão o Teste do Coraçãozinho, Teste da Orelhinha e Teste da Linguinha, sendo que este último tornou-se obrigatório no ano passado através da Lei 13.0022014, mas que já era realizado desde 2013 no Hospital São Vicente de Paulo.



Segundo a fonoaudióloga da entidade, Laura Giacometti, os testes são fundamentais para garantir a saúde dos bebês já nas primeiras horas de vida. Ela explica que o Teste do Coraçãozinho serve para o diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas críticas, que muitas vezes são doenças graves. O Teste da Orelhinha verifica se existe algum tipo de deficiência auditiva na criança. Já o Teste da Linguinha detecta casos de língua presa, além de evitar o desmame precoce.



Em 2014, o Serviço de Fonoaudiologia do HSVP realizou 1.786 inspeções orais e encaminhou 257 bebês para o Teste da Linguinha completo. Laura destaca que caso tenha alguma alteração nos testes, a recomendação é que a criança retorne após 15 dias para refazer o exame. A fonoaudióloga alerta que é importante que as mães não esqueçam de realizar os testes nos bebês pois eles podem prevenir futuros problemas.
Fonte: Rádio Uirapuru 

Nenhum comentário:

Postar um comentário