quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Dia Mundial Contra o Câncer: 600 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil


O cigarro responsável por 20% a 30% de todos os tipos de câncer.


Hoje (4) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data para mobilizar a sociedade e o governo a realizar ações de prevenção a doença. As últimas estatísticas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde revelam que já são mais de 14 milhões de casos no mundo, projetando um aumento de 70% para as próximas duas décadas.



Segundo o oncologista do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Pedro Braghini, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, depois das doenças cardiovasculares.São 600 mil novos casos por ano.



Ele cita que no Rio Grande do Sul, os tipos mais comuns da doença em mulheres são de mama, intestino grosso, útero, pulmão e endométrico. Já para os homens são de próstata, pulmão, intestino grosso, estômago e esôfago. Dr. Pedro Braghini salienta que cada tipo de câncer tem um tratamento específico.



De acordo com o médico, para evitar a doença é necessário a realização de exames preventivos, como a mamografia e a colonoscopia. Ainda, ele ressalta os cuidados na mudança de hábitos de vida, sua principal recomendação é não fumar, sendo o cigarro responsável por 20% a 30% de todos os tipos de câncer. Ele recomenda a prática de exercícios físicos, manter o peso, uma dieta com frutas e verduras, evitar carnes vermelhas, embutidos e o consumo de álcool.
Fonte:Rádio  Uirapuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário