quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

População vai pagar indenização ás empresas de energia elétrica por descontos dados no governo Dilma

         A intervenção do governo Dilma Roussef no setor elétrico, há mais de quatro anos, agora será compensada em forma de indenização para as empresas geradoras e transmissoras de energia elétrica e a conta será paga pelo consumidor. Na época da intervenção do governo, as contas de luz caíram de forma considerável para todos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) bateu o martelo na última segunda-feira (20) e definiu em R$ 62,2 bilhões o valor de indenizações a transmissoras de energia.
O consumidor vai arcar com faturas mais caras até 2025. A estimativa é que esta decisão signifique um efeito médio de alta nas tarifas de 7,17% este ano,mas, devido a outros encargos na energia, a alta pode chegar a 11%neste ano.
              O problema começou com a publicação da medida provisória 579, em 2012, que tinha o objetivo de reduzir a conta de luz. Ela previa que as concessões de geradoras e transmissoras de energia teriam seu vencimento antecipado, mas as empresas receberiam o pagamento de indenizações por investimentos e que não foram devidamente amortizados. O pagamento das geradoras ocorreu em seguida, com recursos disponíveis em fundos públicos.
              O pagamento das transmissoras de energia, que foi prometido na época, porém, foi arrastado até este ano. Somente o efeito financeiro desse atraso aumentou a conta em mais de R$ 35 bilhões, segundo a Aneel e é esta conta, acrescida de outros encargos, que precisará ser paga pelo povo, na forma de aumento na conta de luz.

Fonte: Rádio Uirapuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário