terça-feira, 20 de setembro de 2016

Homenagem a todos os Gauchos e Gauchas ... - Luana




Como a aurora precursora
Do farol da divindade,
Foi o vinte de setembro
O precursor da liberdade.

Estribilho:
Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra.



Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo;
Povo que não tem virtude,
Acaba por ser escravo.



Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.

Hoje é comemorado o Dia do Gaúcho no Rio Grande do Sul, minha querida terra natal, com inúmeros valores e costumes.

Dia este, 20 de Setembro, que simboliza o início da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos

Revolução esta, que foi iniciada devido a indignação do povo que aqui morava em relação aos altos impostos cobrados em inúmeros produtos fabricados, principalmente o charque.

Foram 10 anos de luta, 10 anos da República Rio Grandense.

É considerada a maior rebelião armada do continente americano.

Nesta Revolução não houveram vencedores e nem vencidos, houve um acordo de paz que beneficiou as 2 partes.

Deixando um pouco de lado a história, vemos que o Rio Grande do Sul é um estado onde seu povo tem orgulho e valoriza muito a sua história.

Eu venho de um lugar onde acredita-se nos jovens, ouve-se os velhos e respeita-se o eterno.

Eu venho de um lugar onde o canto é de campo e de rio, mas sobretudo, eu venho de um lugar onde o homem tem pátria, pensa e opina:

Eu sou Gaúcho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário